Laboratório de Simulação de Processos

Telefone de contato: (31) 3409-1030

Endereço:

Av. Antônio Carlos, 6627 Escola Engenharia – Bloco 2 – sala 2713

O Laboratório de Simulação de Processos, LaSiP, está localizado na Escola de Engenharia, fazendo parte do Departamento de Engenharia Metalúrgica da UFMG. Aqui são desenvolvidas pesquisas nas áreas de escoamento de fluidos em equipamentos metalúrgicos e de solidificação rápida de metal.

O LaSiP dispõe dos seguintes recursos para a realização de estudos na área de processos metalúrgicos:

• Modelos físicos integrados de panela-distribuidor-molde;
  • Modelo físico de desgaseificador RH;
  • Máquina de Lingotamento Contínuo de Tiras – Processo de Cinto Único;
  • Anemômetro a laser;
  • Software CIETCT: automação das plantas;
  • 5 licenças do software CFX-5.6;
  • Cinco computadores de alta performance para simulação de processos;
  • Sonda LiMCA para contagem de partículas sólidas em água.

No LaSiP são realizados ensaios de:

• Distribuição de tempo de residência (DTR) e visualização do escoamento em sistemas de lingotamento contínuo;
  • Estudo do efeito das variáveis sobre o processo de Desgaseificação a Vácuo RH em modelos a frio;
  • Medida de velocidade e intensidade de turbulência em modelos a frio com o uso de anemometria a laser;
  • Solidificação rápida de metais na máquina de lingotamento de tiras finas;
  • Simulação matemática de processos metalúrgicos com o uso do software CFX-5.6.