Laboratório de Processos Metalúrgicos

Responsáveis: Prof. Maurício e Prof. Leandro

Telefone de contato: (031) 3409-1844/1841

Endereço: Av. Antonio Carlos, 6627 – Escola de Engenharia

O laboratório está situado no departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia. O laboratório tem facilidades para realizar ensaios metalúrgicos em altas temperaturas, tais como redução, dissolução, determinação de viscosidade, etc.

Os seus principais equipamentos incluem: Forno de amolecimento e fusão com dispositivos para aplicação de pressão, controle de temperatura, medida de contração, queda de pressão e controle de composição de gás na entrada junto com controle por computador, forno de alta temperatura até 2000ºC, computadores e impressoras, equipamento para estudos de secagem, forno de micro ondas para baixas e altas temperaturas, analisadores contínuos de gás e equipamento para avaliar taxa de dissolução e viscosidade nas altas temperaturas.

Os principais ensaios realizados no laboratório são: No forno de amolecimento e fusão, testes de amolecimento e fusão de cargas de altos fornos, simulação de redução de minérios em alto forno, no equipamento para estudos de secagem, estudo da cinética de secagem de minérios e carvões, no forno para altas temperaturas, vários tipos de fusão de ligas ferrosas, refino de aços por ação de escória de topo ou por injeção de agentes sintéticos (dessulfuração, desfosforação, dessilicação, etc.), no equipamento para avaliar taxa de dissolução e viscosidade nas altas temperaturas, ensaios de dissolução de materiais tais como coque em ferro, sucata em ferro gusa, determinação da viscosidade de escórias, quando acoplado a um viscosímetro e ensaios em geral com escórias e metais em altas temperaturas. Os computadores são utilizados para controle de equipamentos e armazenamento de dados e modelamento matemático de processos. O forno de micro ondas é utilizado para estudos de secagem de minérios de ferro, carvão vegetal, etc. com micro ondas e em geral para aplicações até 1000ºC. Os analisadores de gás contínuo são utilizados para analises de gases H 2, CO 2, CO em ensaios de alta temperatura e nas amostras de misturas de gases.

Top