Docentes

Afonso Henriques Martins

Currículo Lattes
E-mail: ahmartin@demet.ufmg.br
Telefone:(31) 3409.1839

Graduado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado (1983) e doutorado (1988) em Hidrometalurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ-COPPE (1983). Os pós-doutoramentos foram realizados na The University of Utah (Salt Lake City-USA-1990) e The University of British Columbia (Vancouver-Canada-1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e possui experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Hidrometalurgia dos Metais Não-Ferrosos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: índio, ouro, manganês, vanádio, terras raras, zircônio, reciclagem de cianetos, síntese de óxido de zinco para fabricação de pilhas combustíveis, precipitação de carbonato de cálcio para uso na indústria de papel e de plásticos, reciclagem de sucatas eletrônicas e microcomputadores usados para a recuperação de metais, emprego de sorventes inorgânicos para a remoção de metais pesados presentes em águas e técnicas eletroquímicas aplicadas à recuperação de metais.

Aline Lima da Silva

Currículo Lattes
E-mail: aline.lima@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.3625

Possui formação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Metalurgia Extrativa (2008) e Doutorado em Ciência dos Materiais (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012-2016). Sua pesquisa inclui a aplicação da termodinâmica computacional na otimização de processos metalúrgicos e de conversão de energia, bem como no desenvolvimento de materiais para a área de energia. Revisor de periódicos internacionais, como: Chemical Engineering Journal, Applied Catalysis B-Environmental, International Journal of Hydrogen Energy, Chemical Engineering Research and Design, Energy & Fuels, Energy Conversion and Management, e Korean Journal of Chemical Engineering. Atua nos seguintes temas: Termodinâmica Metalúrgica e dos Materiais; Otimização de Processos; Simulação e Modelagem; Fenômenos de Transporte; Processos Metalúrgicos; Células a Combustível; Produção de Hidrogênio; Captura de CO2.

Antônio Eduardo Clark Peres (prof. Emérito)


Currículo Lattes
E-mail: aecperes@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1717

É Engenheiro Metalurgista (UFMG, 1968), Mestre em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG, 1973) e Ph .D. em Mineral Engineering (1979) pela University of British Columbia (Canadá). Desde 1969 é docente na UFMG, tendo atuado tanto no DEMET (onde atualmente é Professor Adjunto) quanto no DEMIN. Seus interesses residem na área de Tratamento de Minérios, em geral, com ênfase em flotação , em especial de minérios de ferro, fosfatos, oxidados de zinco e sulfetos.

Augusta Cerceau Isaac Neta

Currículo Lattes
E-mail: augusta.cerceau@demet.ufmg.br
Telefone:(31) 3409.1818

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004). No ano de 2005, foi pesquisadora na Vienna University of Technology (Viena, Áustria). Realizou o seu doutorado no Max-Planck-Institut für Eisenforschung GmbH (2006-2008) (Düsseldorf, Alemanha), obtendo o título pela Ruhr Universität Bochum (2009) (Bochum, Alemanha). Até Agosto de 2009, foi Pesquisadora Visitante na Ruhr-Universität Bochum, em um trabalho conjunto com o Helmholtz-Zentrum fuer Materialien und Energie GmbH. Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Tem experiência em experimentos in-situ usando luz síncroton, microtomografia de raios X, processos de dano, simulação numérica usando o método dos elementos finitos.

Berenice Mendonça Gonzalez


Currículo Lattes
E-mail: gonzalez@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1842

Graduada em Fisica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) e doutor em Engenharia Metalúrgica pela Université Louis Pasteur I de Strasbourg – França (1980). É professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Metalurgia Física, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, Estrutura de Metais e Ligas e Propriedades Físicas de Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento mecânico, difusão, transformações de fases, aços bake hardenable e aços multiconstituíidos. É especialista em envelhecimento por deformação em aços.

Carlos Bottrel Coutinho (Prof. Emérito)


Professor Emérito do Departamento. Formou em Engenharia Mecânica e Elétrica pela UFMG em 1961. Iniciou a sua carreira docente na UFMG em 1962. Foi também professor na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e no Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais. Obteve o seu doutorado na Colorado School of Mines (EUA). Foi professor visitante na Texas Agriculture and Mechanics University (EUA) entre 1984 e 1985. Aposentou-se na UFMG em 1991, tendo recebido, em 1992, o título de Professor Emérito da EE-UFMG.

Dagoberto B. Santos


Currículo Lattes
E-mail:dsantos@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1800

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em  Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização microestrutural, propriedades mecânicas, tratamentos térmicos dos aços, aços ARBL, aços bifásicos, aços TRIP e TWIP, laminação a quente, síntese auto-propagante, ferros e aços fundidos. Especialista em análise de falhas em materiais metálicos.

Daniel Majuste


Currículo Lattes
E-mail:daniel.majuste@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1076

Professor no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMET) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Daniel Majuste possui graduação (2004) e mestrado (2007) em Engenharia Química (UFMG), e doutorado (2011) em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (UFMG), com doutorado sandwich (2010) em Materials Science (Pennsylvania State University, EUA). Daniel é também pesquisador do INCT-Acqua (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade) e da AMIRA International Ltd. (Projetos P705B e P705C – Electrowinning of Base Metals). Atua principalmente em (i) Oxidação de sulfetos metálicos aplicada à extração de metais e controle de drenagem ácida de minas, utilizando métodos convencionais de lixiviação, métodos eletroquímicos e técnicas de caracterização ex situ e in situ; e (ii) Eletrorrecuperação de metais base em meio aquoso visando elevar a eficiência do processo e melhor qualidade de produto.

Eduardo Henrique Martins Nunes


Currículo Lattes
Email: eduardo.nunes@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-1063

Possui graduação em Física Aplicada: Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestrado em Ciência e Tec. das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (2005) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor adjunto nível 1 no departamento de engenharia metalúrgica e de materiais da UFMG. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em propriedades ópticas e espectroscópicas da matéria condensada, fabricação de materiais cerâmicos, análises térmicas, microtomografia de raios X, adsorção e permeação de gases em sólidos.

Eric Marchezini Mazzer


Currículo Lattes
Email: eric.marchezini@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-1811

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2011), mestrado (2013) e doutorado (2016) em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM,UFSCar, CAPES 7). Realizou doutorado sanduíche durante 1 ano no Departamento de Materiais da Universidade de Oxford, Inglaterra. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, principalmente em processamento e caracterização de materiais metálicos, metalurgia física e transformação de fases. Tem experiência em ligas amorfas, ligas a base de Al, ligas com memória de forma, caracterização microestrutural (microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de transmissão, difração de raios-X), análise térmica (calorimetria diferencial de varredura, DSC), propriedades mecânicas e funcionais de materiais.

Evando Mirra de Paula e Silva (Prof. Emérito)


Currículo Lattes

Professor Emérito do Departamento. Formou em Engenharia Mecânica e Elétrica pela UFMG em 1965. Obteve seu mestrado em Engenharia Metalúrgica na UFRJ em 1968, e o Dr. Ing. és Sciences Physiques na Fac. de Sciences Orsay, Université de Paris, em 1972. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Vice-reitor da UFMG, presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), diretor e depois presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e primeiro presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério de Ciência e Tecnologia. Publicou mais de 80 contribuições científicas de nível internacional, e orientou 26 alunos de pós-graduação e 50 de graduação. Dentre suas distinções, destacam-se o Membre d´Honneur da Societé Française de Metallurgie et Materiaux, a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, o Prêmio Brasimet da Associação Brasileira de Metalurgia e de Materiais, o Prêmio FUNDEP da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa, a Medalha de Honra da Inconfidência e a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo.

G. Cristina Durães de Godoy


Currículo Lattes
E-mail: gcgodoy@demet.ufmg.br gcgodoy@uaigiga.com.br cristinagodoyufmg@gmail.com

Telefone: (31) 3409.1810/1045

Graduada em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Especialização Profissional (DESS) em Planejamento Urbano e Rural pela Université du Toulouse (França), 1978, Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Atualmente é professora associada IV- DE, da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFMG. Foi membro titular do CONECIT (Conselho Estadual Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais), da Comissão de Pessoal Docentes na UFMG – (CPPD), membro do Comitê Técnico -TEC (Tecnologia e Ciência) da FAPEMIG e membro Titular da Congregação da Escola de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Tribologia e Engenharia de Superfície, atuando principalmente nos seguintes temas: desgaste, erosão por cavitação, corrosão, perfilometria tridimensional, dureza instrumentada, processos de deposição de recobrimentos por aspersão térmica e por PAPVD (plasma assisted physical vapour deposition).

Herman Sander Mansur


Currículo Lattes
E-mail: hmansur@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1800

Graduado em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Química – Físico-Química – Melbourne University (Austrália)/UFMG (1996). Pós-doutorado em Sistemas Bioconjugados e Híbridos (2010) – Clarkson University (NY, USA). Atuou na iniciativa privada como Engenheiro de Desenvolvimento de Materiais Semicondutores e Eletrônicos por um período de 10 anos. Atualmente é professor Associado nível-4 do quadro permanente da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisador-1D do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Eng. Metalúrgica, Materiais e Minas-UFMG, Coordenador do Conselho de Coordenadores de Pós-Graduação da Escola de Engenharia-UFMG e Membro da Câmara de Ciências Exatas e da Terra-FAPEMIG. Possui mais de 110 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e 350 trabalhos em eventos Científicos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Análise de Materiais, Processos e Produtos. Atua em pesquisa e inovação tecnológica, com diversos projetos de Caracterização e Análise, abordando principalmente os seguintes temas: Análise de Falhas e Melhoria de Processos, Desenvolvimento de Novos Materiais, Biomateriais e Compósitos, Materiais poliméricos e Cerâmicos, Nanotecnologia. Desempenha atividades de consultoria em diversas empresas do Estado de Minas Gerais e do Brasil, nas áreas de Metalurgia, Siderurgia, Construção Civil, Materiais Avançados, Recuperação de Rejeitos e reciclagem e Biotecnologia.

Leandro de Arruda Santos


Currículo Lattes
Email: leandro.arruda@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-1816

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com período sanduíche na Universidad de Zaragoza, Espanha. Atualmente é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Tem experiência na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em técnicas de caracterização de materiais através de Difração de Raios X (DRX), Método Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), microtomografia computadorizada de raios X (microCT) e simulação pelo Método dos Elementos Finitos (MEF). Possui trabalhos na área de caracterização de materiais avançados, como ímãs à base de Nd-Fe-B para aplicação em motores elétricos e ligas Ni-Ti com Efeito Memória de Forma.

Leandro Rocha Lemos

Curriculo Lattes
Email: leandrorocha@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-1849

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e mestrado em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais (2011). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Extrativa.

Luiz Fernando Andrade de Castro


Currículo Lattes
E-mail: lfac@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1798

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Extrativa, atuando principalmente nas áreas de termodinâmica e fenômenos de transporte aplicadas aos processos siderúrgicos (sinterização, pelotização,alto-forno, aciaria e refino secundário dos aços.

Marivalda de Magalhães Pereira


Currículo Lattes
E-mail: mpereira@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1800

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas também pela UFMG (1986) e doutorado em Materials Science and Engineering pela University of Florida (1994). Realizou ainda um pós-doutoramento no Imperial College London, Inglaterra, de 2003-2004. É professor da UFMG desde 1995, atualmente na classe professor associado nível 4 e Pesquisador 2 do CNPq. Foi Coordenador do Curso de Graduação de Engenharia Metalúrgica da UFMG de 2004 a 2006, presidente da Sociedade Latino-Americana de Orgãos Artificiais e Biomateriais-SLABO, de 2008-2010, Membro da Câmara de Ciências Exatas e da Terra-FAPEMIG de 2006-2010. Possui mais de 60 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de  trabalhos em eventos científicos, organização de 01 livro e 05 capítulos de livros publicados. Atua na área de Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos e compósitos. Desenvolve trabalhos de pesquisa em Biomateriais e Engenharia de Tecidos, principalmente nos temas: processamento sol-gel, vidros bioativos, biocompósitos, scaffolds para engenharia de tecidos, e regeneração de tecidos ósseo.

Maurício Covcevich Bagatini


Currículo Lattes
E-mail: bagatini@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409 1837
Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte do seu doutorado (doutorado sanduíche) na École Centrale Paris no Laboratoire de Génie des Procédés et Matériaux. Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui experiência nas áreas de Siderurgia / Autorredução / Combustíveis sólidos utilizados na siderurgia / Resíduos siderúrgicos.

Paulo J. Modenesi


Currículo Lattes
E-mail: modenesi@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1727

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais(1979), especialização em Unido In Plant Group Training Programme In The Fie pela E O Paton Institute Of Electric Welding(1983), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais(1983) e doutorado em Welding Engineering pela Cranfield University(1990). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro de corpo editorial da Soldagem & Inspeção. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia de Transformação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Soldagem MIG, gás de proteção, Corrente pulsada, estabilidade.

Renato Minelli Figueira


Currículo Lattes
E-mail: minelli@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1838

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1975) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977). Doutorado em Materials Science and Engineering pelo MIT – Massachusetts Institute Of Technology – EUA (1983). MBA em Gestão Estratégica – Finanças pela UFMG (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Experiência como consultor nas áreas técnica e gerencial, particularmente no setor siderúrgico, com ênfase na implantação de Sistemas de Gestão da Produção e Otimização de Custos/Produtividade. Interesse na área de economia da Telessaúde.

Roberto Parreiras Tavares


Currículo Lattes
E-mail: rtavares@demet.ufmg.br ; rtavaresufmg@yahoo.com
Telefone:(31) 3409.1806

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais(1979), especialização em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2001), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais(1983), doutorado em Engenharia Metalúrgica pela McGill University(1998) e curso-tecnico-profissionalizantepela Universidade Federal de Minas Gerais(1974). Atualmente é Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Extrativa. Atuando principalmente nos seguintes temas:lingotamento contínuo de tiras, modelamento físico e matemático, solidificação, microestrutura, aço baixo carbono.

Rodrigo Oréfice


Currículo Lattes
E-mail: rorefice@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1800

O Prof Rodrigo Oréfice possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Materials Science and Engineering pela University of Florida (1997) e pós-doutorado em Materials Science and Engineering na Cornell University (2012). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou mais de 90 artigos em periódicos especializados e mais de 150 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e 1 livro publicado. Possui mais de 10 patentes e pedidos de patente. Orientou mais de 14 dissertações de mestrado e co-orientou 3, orientou mais de 10 teses de doutorado e co-orientou 2 teses de doutorado, além de ter orientado mais de 24 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e Engenharia Biomédica. Recebeu 12 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Conjugados Não-Metálicos. Trabalha nas seguintes linhas de pesquisa principais: construção e caracterização de interfaces envolvendo compósitos de matriz polimérica, nanocompósitos e biomateriais. É atualmente o coordenador do Laboratório de Engenharia de Polímeros e Compósitos (LEPCom).

Ronaldo Barbosa


Currículo Lattes
E-mail: rbarbosa@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1800

Ronaldo Barbosa graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1977. É Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas, ênfase em Metalurgia de Transformação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979, orientador: professor Horácio Helman). Doutorou-se em Metalurgia pela Universidade de Sheffield, Inglaterra em 1984 (orientador: professor C.M. Sellars) e realizou um pós-doutoramento na Universidade McGill em Montreal, Canadá (1988, supervisor: professor John J. Jonas). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais. Sua atuação profissional como professor e pesquisador tem se concentrado na aplicação da metalurgia física a processos de conformação industriais, no desenvolvimento de técnicas experimentais visando a simulação física desses processos e no desenvolvimento de novos produtos advindos da introdução de inovações a processos de conformação industriais a partir de estudos via simulação física ou numérica. Na administração universitária e de órgãos ligados à educação superior foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior Brasileiras, membro do Conselho Superior da Capes e de seu Conselho Técnico Consultivo. Foi diretor da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (2003 a 2007) e é, atualmente, membro do conselho editorial da Coleção ABM de livros.

Varadarajan Seshadri (Prof. Emérito)


Currículo Lattes
E-mail: seshadri@demet.ufmg.br

Graduou-se em Engenharia Química na Madras University, Índia (1957), obteve seu mestrado em Metalurgia no Indian Institute of Science em Bangalore (1959) e doutorado em Siderurgia na Technische Universitat Bergakademie Freiberg, Alemanha (1963). Atualmente é professor emérito (professor titular ate 2006) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Extrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: alto forno, lingotamento continuo, modelamento matemático e físico de processos metalúrgicos e aglomeração. Professor de Engenharia Metalúrgica no IIT Kanpur e MS University Baroda na Índia (1963-78). Pós-doutorado sênior Humboldt Fellow no Max Planck Institut fur Eisenforschung Dusseldorf, Alemanha (1971-73), professor visitante na Universidade Técnica de Aachen, Alemanha (1988) e University of Missouri (1995), Cientista visitante na Universidade de Alberta, Canadá (1992). Convidado especialista de UNDP (Nações Unidas) NML, India (1991-92). Foi pesquisador 1A do CNPq Brasil (até 2000). Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou uma série de artigos em revistas nacionais e internacionais (220 publicações). Coautor de 2 livros na área de fenômenos de transporte. Foi premiado diversas vezes pelo Indian Institute of Metals na Índia e Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais no Brasil por melhores publicações. Membro vitalício do Indian Institute of Metals, membro da ABM e da AIST. Participou de comissões organizadora de congressos e eventos internacionais.

Vicente Tadeu Lopes Buono


Currículo Lattes
E-mail: vbuono@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1859

Graduado em Física – ICEx/UFMG (1978), MSc em Física Teórica – Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica (1982) e Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas – UFMG (1995), é Professor Associado 4 da Universidade Federal de Minas Gerais, lotado no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – DEMET, desde 1985. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em transformação de fases, atuando principalmente nos seguintes temas: efeito memória de forma e superelasticidade, propriedades físicas e mecânicas de metais, caracterização de materiais e revestimentos. É orientador credenciado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas – PPGEM (CAPES nível 7), e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – PPGO (CAPES nível 6) da UFMG. Foi chefe do DEMET de 2001 a 2004 e coordenador do PPGEM de 2006 a 2010. Voltou à chefia do DEMET em 06/2012. É responsável pelo Laboratório de Raios X do departamento desde 1993.

Virgínia Ciminelli


Currículo Lattes
E-mail: ciminelli@demet.ufmg.br
Telefone: (31) 3409.1825

Enga. Química (UFMG), M. Sc. (UFMG), Ph.D. (Penn State, USA). Professora Titular, Depto. de Eng. Metalúrgica e de Materiais, UFMG. Professora Titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, UFMG. Pesquisadora nível 1A do CNPq. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador. Membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharias de Minas e de Materiais e Metalúrgica do CNPq. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia: INCT em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade. Lidera parcerias com um grande número de Instituições no Brasil e no exterior. Mais de 220 publicações e supervisão de 43 teses e dissertações (concluídas) e de diversos trabalhos de pós-doutorado. Distinguida pelo GEMS Alumni Achievement Award da The Pennsylvania State University (2004). Prêmio FUNDEP/UFMG 2008 pelas significativas contribuições ao progresso das Ciências, Letras e Artes e pela liderança no desenvolvimento da área de atuação e a Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Ano 2011, categoria Integração, pelo trabalho “El problema del arsénico en el Mercosur.

Áreas de Interesse: Desenvolvimento e aplicação de processos hidrometalúrgicos e de tratamento de efluentes aquosos. Ênfase é dada à modelagem termodinâmica, cinética e molecular de reações de dissolução, sorção, precipitação, em particular, associadas aos fenômenos de oxidação de sulfetos.

Wander Luiz Vasconcelos

Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), especialização em Metalurgia Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Materials Science and Engineering pela University of Florida (1988) e doutorado em Materials Science and Engineering pela University of Florida (1989). Atuou como Academic Visitor na University of Queensland, Australia, em 2010. Foi membro fundador e diretor da SBPMat e atuou nos Comitês de Assessoramento da CAPES e CNPq, tendo sido coordenador do CA de Ciências Exatas e de Materiais da Fapemig. Implantou a área de concentração em Ciência e Engenharia de Materiais no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG, tendo contribuído também na graduação com a criação de disciplinas na área de Engenharia de Materiais para o curso de Engenharia Metalúrgica. Atuou como relator da Área de Materiais para o Meio Ambiente para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Foi coordenador da sub-área de Materiais Nanoestruturados da Rede Nacional de Materiais Nanoestruturados do CNPq e coordenador da Rede Mineira de Nanociências e Nanotecnologia. É revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, já presidiu vários congressos e foi editor convidado do Journal of Non-Crystalline Solids. Atuou como membro do comitê de difração de raios X do LNLS. Já orientou 27 alunos de doutorado e 33 de mestrado e tem mais de 130 artigos publicados em periódicos. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, chefe do Laboratório de Materiais Cerâmicos (LMC) da UFMG e pesquisador 1-A do CNPq. É líder do Grupo de Engenharia de Materiais e Meio Ambiente. Coordenou vários projetos de pesquisa apoiados por agências governamentais e empresas e tem atualmente como principais financiadores de pesquisas as empresas Petrobras, Braskem e Statoil (Noruega). É orientador credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) e Engenharia Química (PPGEQ) da UFMG. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: membranas cerâmicas, materiais adsorventes, estruturologia, tecnologia sol-gel, nanotecnologia, recobrimentos, biomateriais, refratários, materiais para construção civil.