Laboratório de Microscopia Eletrônica

Responsáveis: Prof. Dagoberto Brandão Santos

Prof. Vicente Tadeu Lopes Buono

Técnico responsável: Patrícia Mara Trigueiro de Azevedo

Telefone de contato: (031) 3409-1772

Endereço: Av. Antonio Carlos, 6627 – Escola de Engenharia

O Laborátorio de Microscopia Eletrônica foi criado em 1979, visando atender os trabalhos de Pós-Graduação, Graduação e Extensão. Tem a possibilidade de executar análises químicas de micro-regiões de materiais sólidos em geral. É equipado para atender as necesidades da comunidade universitária no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e prestação de serviços a comunidade externa.

Suas principais atividades são: análises químicas qualitativa, semi-quantitativa, quantitativa de micro-regiões, pontuais ou em áreas selecionadas de metais,ligas metálicas, refratários, minerais, e polímeros; mapeamento da distribuição dos elementos químicos nos materiais; análises de fraturas; exames de acabamentos superficiais e exames metalográficos quantitativos através de análise de imagens. Estas atividades atendem à parte experimental de disciplinas de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da UFMG, a trabalhos de pesquisa de graduação e de pós-graduação e à prestação de serviços como exames, caracterização e análises químicas de materiais em geral.

Os principais equipamentos do laboratório são: Microscópio Eletrônico de Varredura, marca JEOL, modelo 6360LV, Espectrômetro de Energia Dispersiva de Raios-X, marca THERMO NORAN, modelo Quest, Espectrômetro de Difração de Eletrons Retroespalhados – EBSD, marca THERMO NORAN, Microscópio Eletrônico de Varredura, marca JEOL, modelo JSM 35C e Espectrômetro de Energia Dispersiva de Raios-X, marca NORAN, modelo Voyager 3050.

Top