Laboratório de Metalografia e Tratamentos Térmicos (LABMET)

Responsáveis: Prof. Dagoberto Brandão Santos e-mail:dsantos@demet.ufmg.br

Prof. Vicente Buono e-mail: vbuono@demet.ufmg.br

Técnico responsável: Patrícia Mara Trigueiro de Azevedo e-mail:pazevedo@demet.ufmg.br

Telefone de contato: (31) 3409-1826

Endereço: Av. Antonio Carlos, 6627 – Escola de Engenharia

O Laborátorio de Metalografia e Tratamentos Térmicos foi reestruturado em 1974 sob a nova ótica da Metalografia Moderna, visando atender os trabalhos de Pós-Graduação, Graduação e Extensão. Tem a possibilidade de executar análises metalográficas de metais ferrosos e não-ferrosos em geral. É equipado para atender às necesidades da comunidade universitária no desenvolvimento de trabalhos de ensino, pesquisa e prestação de serviços a comunidade externa.

Suas principais atividades incluem análises metalográficas qualitativa, semi-quantitativa, quantitativa de seções polidas de metais, ligas metálicas, refratários, minerais e polímeros, através de análise de imagens, análises e processamento de imagens, exames de acabamentos superficiais, fraturas de processos de fabricação e outros, ensaios de Dureza – Rockwell, Brinell, Vickers e Microdureza Vickers, medições de precisão, área, comprimento, largura e a realização de tratamentos térmicos e ciclos térmicos.

Os principais equipamentos do laboratório são:

– Banco metalográfico Leitz, modelo MM6

– Banco metalográfico Carl Zeizz, modelo Neophot

– Microscópio de luz transmitida, marca OLYMPUS CH30

– Lupa Estereoscópica, marca ZEIZZ

– Banho de óleo de silicone, marca POLYSTAT, modelo 1668-44 circulator

– Muflas diversas, marca LINN ELEKTRO THERM (modelo LM 312.6 SO 1729), marca LAVOISIER (modelo 402 D) e tubular, marca ANALÓGICA INSTRUMENTO E CONTROLE

– Lixadeiras STRUERS, modelo Knuth Rotor

– Politrizes AROTEC, modelo APL 4

– Equipamento de Microdureza, marca ERNEST LEITZ WETZLAR, modelo 786

– Equipamento de dureza Rockwell, marca ZWICK E Co. KG; modelo Z 302

– Equipamento de dureza Brinell, marca GNEHM HORGEN, modelo 0M150

– Equipamento de dureza Brinell e Vickers, marca HECKERT

– Máquinas para corte com disco abrasivo

– Embutideiras de amostras metalográficas

O Laboratório atende a parte experimental das disciplinas de graduação e de pós-graduação (no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica e do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas). As suas atividades de pesquisa e desenvolvimento incluem o apoio aos trabalhos de pesquisas da graduação (iniciação científica) e pós-graduação (mestrado e doutorado), e a prestação de serviços inclui exames, caracterização microestrutural, ensaios de dureza e medições, análise de falhas e laudos técnicos.