Laboratório de Corrosão (LABCOR)

Responsável: 

Telefone de contato: (31) 3409-1816

Endereço: Av. Antonio Carlos, 6627 – Escola de Engenharia

O Laboratório de Corrosão foi criado em 1985 com as seguintes finalidades:

  • Atender ás disciplinas “Corrosão e Proteção de Superfícies Metálicas” do Curso de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas e “Introdução aos Processos de Corrosão” do Curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica.
  • Oferecer cursos de extensão para a comunidade técnica.
  • Prestar serviços para a comunidade industrial e comercial.
  • Realizar projetos de pesquisa.

Os principais equipamentos disponíveis são: câmara de corrosão cíclica para ensaios de corrosão atmosférica e testes de névoa salina, sistema on-line para medidas de corrosão eletroquímica e levantamento de dados de polarização galvanostática e potenciodinâmica, potenciostatos e galvanostatos digitais para obtenção de dados de taxas de corrosão, sistema on-line para medidas de impedância eletroquímica. O laboratório conta ainda com equipamentos periféricos e de apoio diversos e unidade de preparação de amostras e corpos de prova.

Os principais ensaios realizados incluem: ensaios potenciostáticos e potenciodinâmicos, testes de impedância eletroquímica, ensaios de corrosão cíclica em ambientes secos e úmidos, ensaios de perda de massa (mass loss), testes de corrosão intergranular, testes de névoa salina (salt spray), ensaios de controle de qualidade e a identificação de produtos de corrosão em diferentes situações.

Além disto, o laboratório oferece cursos de extensão relacionados como: Corrosão – Fundamentos, Técnicas de preparação e proteção de superfícies metálicas, Avaliação e monitoração de corrosão, Corrosão dos aços, Proteção por revestimentos metálicos, pintura e fosfatização de produtos industriais e Corrosão na indústria automotiva.