Laboratório de Conformação Mecânica a Quente

Telefone de contato: (31) 3409-1800 / 1925

E-mail: rbarbosa@demet.ufmg.br

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627 Escola Engenharia – Bloco 2 – sala 2245

Breve Descrição: Este é um laboratório destinado a realizar ensaios mecânicos a fins de pesquisa.

Equipamentos disponíveis: O Laboratório é constituído basicamente de duas máquinas servo-hidráulicas, controladas por uma interface da MTS, capaz de controlar os ensaios e de fazer a aquisição de todos os dados necessários. Cada máquina dispõe de um forno programável que aquece pela radiação de lâmpadas alógenas. Nos ensaios a temperaturas elevados é feita uma atmosfera de argônio sobre os corpos de prova para se evitar a oxidação. Em alguns ensaios também são utilizados resfriamentos acelerados a gás e a água.

Ensaios realizados: Os principais ensaios realizados são os de torção, compressão, tração e fadiga. Os ensaios podem ser feitos a frio ou a quente, podendo-se variar deformações e taxas de deformações.