Apresentação do Curso

Engenharia Metalúrgica

Formação complementar em Engenharia de Materiais

 

selos_2014

 

O curso de Engenharia Metalúrgica fornece uma visão completa da cadeia produtiva dos metais. Metais e suas ligas são materiais chave para a civilização humana, sendo empregados de forma ampla para as mais diferentes finalidades. Assim, os setores da indústria automobilística, aeroespacial e construção civil empregam largamente aços e ligas avançadas, que precisam atender aos mais diferentes requisitos como, por exemplo, ter alta resistência mecânica e resistência à corrosão. Com disciplinas que vão desde a extração mineral até o design de novas ligas metálicas, contemplando ainda as áreas de metalurgia extrativa e processos de produção, o curso possibilita a capacitação e atuação do Engenheiro Metalurgista em diferentes áreas como mineração, siderurgia, fundição, caldeirarias, indústria automotiva, naval, aeroespacial e de materiais refratários.

 

De forma mais abrangente, o desenvolvimento de novos materiais é essencial para o avanço de novas tecnologias. As áreas de energia, de medicina e de microeletrônica têm forte demanda por materiais avançados. Nesse contexto, o percurso de formação complementar em Engenharia de Materiais é uma opção de especialização que possibilita a atuação no mercado como Engenheiro de Materiais. Com uma ampla variedade de disciplinas optativas, o aluno tem contato com técnicas de produção e caracterização avançada de materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos, aumentando consideravelmente seu campo de atuação.

 

O caráter multidisciplinar do curso permite ao aluno a participação em diversos programas de estágio e intercambio internacional de alta qualidade, propiciando uma formação dinâmica e alinhada com as novas necessidades do mercado.

Top